Versão português

Modelagem 3D participativa: Princípios e aplicações de orientação ; Edição 2010

cover_p3dm_handbook_pt_220pPor Giacomo Rambaldi
ISBN: 978-92-9081-519-8
Publicado por: Technical Centre for Agricultural and Rural Cooperation ACP-EU (CTA), Holanda
Versão em francês | Versão em inglês | versão em amárico | Versão Espanhola

Download do documento [102 páginas] Alta resolução [70MB] Média resolução [28MB] Formato Web [6MB]

A modelagem tridimensional participativa (MP3D) é um método de mapeamento participativo que integra conhecimento geográfico nativo com dados sobre elevação do terreno e a profundidade do mar para produzir modelos 3D autônomos, em escala e georreferenciados. Essencialmente com base em memórias, o uso e a cobertura da terram, além de outras características, são descritos no modelo por informantes usando alfinetes para pontos, fios para linhas e tintas para polígonos. Finalmente, uma grade em escala e georreferenciada é aplicada para facilitar a extração ou importação de dados. Os dados descritos no modelo são extraídos, digitalizados e plotados. Após a conclusão do exercício de mapeamento, o modelo permanece com a Comunidade.

A Modelagem Participativa (MP3D) foi concebida como um método para aproximar o potencial do SIG das comunidades rurais e para ultrapassar o fosso que existe entre as tecnologias de informação geográfica e as capacidades encontradas nas comunidades marginalizadas e isoladas, que frequentemente dependem dos recursos naturais.

Este manual se destina a ajudar os ativistas, pesquisadores e praticantes da Aprendizagem e Ação Participativa (AAP) e do SIG a conduzirem a força do SIG até o nível mais básico por meio do uso da MP3D. Ele fornece orientações práticas sobre como organizar e implementar um exercício de MP3D. Além disso, inclui percepções sobre a aprendizagem de adultos e da cognição geográfica, sobre a história dos modelos em relevo e sobre a utilização do método em todo o mundo. Em 5 de novembro de 2007, a Modelagem Tridimensional Participativa (MP3D) foi agraciada com o Premio de la Cumbre Mundial de 2007 (Prêmio Cúpula Mundial), na categoria de e-cultura. A MP3D foi considerada como sendo um dos 40 exemplos de boas práticas de qualidade e de conteúdo no mundo.